Autoconceito e autoformação no desenvolvimento profissional e intelectual do professor

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2024-11

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O artigo aborda o desenvolvimento intelectual e profissional do professor, com foco no autoconceito e na autoformação. Critica-se a falta de atenção ao desenvolvimento psicológico e intelectual do professor, destacando que o autoconceito – ou a percepção que o docente tem de si mesmo – é uma construção contínua ao longo da carreira. Essa percepção envolve crenças sobre competências pedagógicas, valores, identidade profissional e a capacidade de adaptação às mudanças. O autor propõe que o desenvolvimento intelectual do professor passa por três etapas: aculturação, onde o docente começa-se a adaptar ao ambiente escolar e às práticas pedagógicas; decantação, em que ocorre uma possível desmotivação devido a factores externos ou internos; e maturação, que pode levar a um estado de realização ou de estagnação. Relacionam-se essas etapas com a "zona de desenvolvimento intelectual" do professor, um conceito semelhante à Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, mas voltado para o docente. O texto também ressalta a importância da autoformação contínua, da influência de mestres e pares, e da necessidade de expectativas positivas para a realização profissional. Por fim, enfatiza-se que o professor deve deixar uma marca significativa nos seus alunos, como osnseus mestres fizeram com ele.

Keywords

autoconceito, autoformação, desenvolvimento intelectual, professor

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