Autoconceito e autoformação no desenvolvimento profissional e intelectual do professor
dc.contributor.author | Ceia, Carlos Francisco Mafra | |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T10:01:22Z | |
dc.date.available | 2024-12-16T10:01:22Z | |
dc.date.issued | 2024-11 | |
dc.description.abstract | O artigo aborda o desenvolvimento intelectual e profissional do professor, com foco no autoconceito e na autoformação. Critica-se a falta de atenção ao desenvolvimento psicológico e intelectual do professor, destacando que o autoconceito – ou a percepção que o docente tem de si mesmo – é uma construção contínua ao longo da carreira. Essa percepção envolve crenças sobre competências pedagógicas, valores, identidade profissional e a capacidade de adaptação às mudanças. O autor propõe que o desenvolvimento intelectual do professor passa por três etapas: aculturação, onde o docente começa-se a adaptar ao ambiente escolar e às práticas pedagógicas; decantação, em que ocorre uma possível desmotivação devido a factores externos ou internos; e maturação, que pode levar a um estado de realização ou de estagnação. Relacionam-se essas etapas com a "zona de desenvolvimento intelectual" do professor, um conceito semelhante à Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, mas voltado para o docente. O texto também ressalta a importância da autoformação contínua, da influência de mestres e pares, e da necessidade de expectativas positivas para a realização profissional. Por fim, enfatiza-se que o professor deve deixar uma marca significativa nos seus alunos, como osnseus mestres fizeram com ele. | por |
dc.identifier.uri | https://cetapsrepository.letras.up.pt/id/cetaps/130627 | |
dc.rights | http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | autoconceito | por |
dc.subject | autoformação | por |
dc.subject | desenvolvimento intelectual | por |
dc.subject | professor | por |
dc.title | Autoconceito e autoformação no desenvolvimento profissional e intelectual do professor | por |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2024/1/21 | |
oaire.citation.conferencePlace | Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (FCSE-UCP) e Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais | por |
oaire.citation.title | 2º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Educação | por |
person.affiliation.name | CETAPS - Lisbon | |
person.familyName | Ceia | |
person.givenName | Carlos Francisco Mafra | |
person.identifier.ciencia-id | 4A13-4C3B-A04A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8728-9761 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4793f08c-c854-4813-86ed-3dfaef2e5d65 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4793f08c-c854-4813-86ed-3dfaef2e5d65 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1