Autoconceito e autoformação no desenvolvimento profissional e intelectual do professor

dc.contributor.authorCeia, Carlos Francisco Mafra
dc.date.accessioned2024-12-16T10:01:22Z
dc.date.available2024-12-16T10:01:22Z
dc.date.issued2024-11
dc.description.abstractO artigo aborda o desenvolvimento intelectual e profissional do professor, com foco no autoconceito e na autoformação. Critica-se a falta de atenção ao desenvolvimento psicológico e intelectual do professor, destacando que o autoconceito – ou a percepção que o docente tem de si mesmo – é uma construção contínua ao longo da carreira. Essa percepção envolve crenças sobre competências pedagógicas, valores, identidade profissional e a capacidade de adaptação às mudanças. O autor propõe que o desenvolvimento intelectual do professor passa por três etapas: aculturação, onde o docente começa-se a adaptar ao ambiente escolar e às práticas pedagógicas; decantação, em que ocorre uma possível desmotivação devido a factores externos ou internos; e maturação, que pode levar a um estado de realização ou de estagnação. Relacionam-se essas etapas com a "zona de desenvolvimento intelectual" do professor, um conceito semelhante à Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, mas voltado para o docente. O texto também ressalta a importância da autoformação contínua, da influência de mestres e pares, e da necessidade de expectativas positivas para a realização profissional. Por fim, enfatiza-se que o professor deve deixar uma marca significativa nos seus alunos, como osnseus mestres fizeram com ele.por
dc.identifier.urihttps://cetapsrepository.letras.up.pt/id/cetaps/130627
dc.rightshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectautoconceitopor
dc.subjectautoformaçãopor
dc.subjectdesenvolvimento intelectualpor
dc.subjectprofessorpor
dc.titleAutoconceito e autoformação no desenvolvimento profissional e intelectual do professorpor
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2024/1/21
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (FCSE-UCP) e Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivaispor
oaire.citation.title2º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Educaçãopor
person.affiliation.nameCETAPS - Lisbon
person.familyNameCeia
person.givenNameCarlos Francisco Mafra
person.identifier.ciencia-id4A13-4C3B-A04A
person.identifier.orcid0000-0002-8728-9761
relation.isAuthorOfPublication4793f08c-c854-4813-86ed-3dfaef2e5d65
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4793f08c-c854-4813-86ed-3dfaef2e5d65

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
autoconceito_profs.pdf
Size:
98.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format