The Oliveira prize-essay on Portugal with the evidence regarding that country taken before a committee of the House of Commons in May, 1852
Date
1853
Embargo
Authors
Advisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
English
Alternative Title
Abstract
Neste ensaio, o autor, tendo vivido alguns anos em Portugal, reúne uma vasta quantidade de informações sobre os aspetos relativos à descrição e às condições do país na primeira metade do século XIX.
Keywords
Literatura de viagem
Document Type
Book
Publisher Version
Dataset
Citation
Identifiers
TID
Designation
Access Type
metadata only access
Sponsorship
Description
Neste ensaio - resultado da observação direta e de averiguações junto às autoridades portuguesas - o autor reuniu uma vasta quantidade de informações útil e valiosa, com o objectivo de apresentar uma análise de todos os aspectos relativos à descrição e às condições do país:
- os portugueses enquanto povo e a distinção entre as classes sociais;
- a atividade industrial, comercial e agrícola, bem como os seus recursos;
- a capacidade de importações, assim como o efeito nocivo das taxas elevadas;
- os transportes e as comunicações;
- o clima;
- as pescas;
- as relações entre a Grã-Bretanha e Portugal. [através deste trabalho o autor demonstrou um profundo conhecimento do país e do seu povo].
Forrester descreve as causas político-sociais que contribuíram para o desmoronamento de uma nação outrora poderosa. Pretende, com isto:
- informar e consciencializar os portugueses àcerca do estado da nação;
- demonstrar o potencial e a importância da nação portuguesa, despertando, assim, toda a atividade adormecida;
- contribuir para o seu progresso, reabilitando Portugal aos olhos dos estrangeiros e desenvolvendo-lhe o seu estatuto de país empreendedor e honrado - estatuto que outrora gozou.
Forrester apresenta ainda os seus trabalhos sobre os distritos vinícolas de Portugal, dados estatísticos corporativos dos recursos e comércio de Portugal e da Grã-Bretanha. Apesar do considerável volume de dados estatísticos, o ensaio está escrito num estilo fluente e agradável.