The Oliveira prize-essay on Portugal with the evidence regarding that country taken before a committee of the House of Commons in May, 1852;
Abstract
RESUMO
Neste ensaio - resultado da observação direta e de averiguações junto às autoridades portuguesas - o autor reuniu uma vasta quantidade de informações útil e valiosa, com o objectivo de apresentar uma análise de todos os aspectos relativos à descrição e às condições do país:
- os portugueses enquanto povo e a distinção entre as classes sociais;
- a atividade industrial, comercial e agrícola, bem como os seus recursos;
- a capacidade de importações, assim como o efeito nocivo das taxas elevadas;
- os transportes e as comunicações;
- o clima;
- as pescas;
- as relações entre a Grã-Bretanha e Portugal. [através deste trabalho o autor demonstrou um profundo conhecimento do país e do seu povo].
Forrester descreve as causas político-sociais que contribuíram para o desmoronamento de uma nação outrora poderosa.
Pretende, com isto:
- informar e consciencializar os portugueses àcerca do estado da nação;
- demonstrar o potencial e a importância da nação portuguesa, despertando, assim, toda a atividade adormecida;
- contribuir para o seu progresso, reabilitando Portugal aos olhos dos estrangeiros e desenvolvendo-lhe o seu estatuto de país empreendedor e honrado - estatuto que outrora gozou.
Forrester apresenta ainda os seus trabalhos sobre os distritos vinícolas de Portugal, dados estatísticos corporativos dos recursos e comércio de Portugal e da Grã-Bretanha. Apesar do considerável volume de dados estatísticos, o ensaio está escrito num estilo fluente e agradável.
Description
Keywords
Literatura de viagem